O que é Computação Forense?
- Milcíades Almeida
- 20 de jun.
- 1 min de leitura
A Computação Forense é uma das áreas multidisciplinares da Ciência Forense, que possui outras disciplinas, como Medicina Legal, Papiloscopia, Grafologia e Psicologia Forense.

Envolve um método científico de investigação de evidências digitais em equipamentos e meios digitais, como por exemplo: computadores, tablets, smartphones, discos rígidos ou SSD, pendrives, equipamentos de rede, armazenamento em nuvem (cloud), entre outros.
Geralmente, quando aplicada em uma Ação Judicial, a investigação é realizada por um Perito Judicial, nomeado pelo Juízo, para responder a uma série de questões técnicas para resolver uma demanda específica para dar suporte na tomada de decisão pelo Juiz. O Perito também pode atuar como Assistente Técnico das partes envolvidas no processo, como suporte para os quesitos e avaliação do Laudo Pericial.
Além da esfera judicial, em tempos de cada vez mais comuns a ocorrência de crimes cibernéticos e fraudes eletrônicas, pode dar suporte a investigações para elucidar ataques cibernéticos, como ransomware (sequestro digital), softwares maliciosos, ataques de DoS (negação de serviço - ataque que "derruba" sites e sistemas via web), SQL Injection (injeção de código SQL). Da mesma forma, o Perito em Computação Forense pode dar suporte na restauração dos serviços após os ataques cibernéticos.
Existem diversos métodos e técnicas da Computação Forense, incluindo uma norma internacional ABNT NBR ISO 27037:2013, que especifica as etapas para uma investigação forense digital.
, a

Comentários